quinta-feira, 6 de junho de 2019

Estância das Frutas, mais de 2500 (Programa: Caminhos da Roça / Globo - EPTV)





Estância das Frutas cultiva mais de 2.500 espécies de frutas raras e abriga variedades dos cinco continentes!
Mal sabia um tratorista desatento, que ao arrancar sem querer um pé raro de tangerina, daria origem a uma coleção única em todo o país. A planta era a preferida do proprietário do sítio, Dr. Sergio Sartori, que fez uma verdadeira peregrinação por viveiros, institutos, associações e centros de pesquisa do estado de São Paulo para encontrar essa variedade novamente. Não a achou, porém descobriu uma imensa gama de frutas raras e exóticas existentes, algo até então desconhecidas. Foi buscando um pé raro de tangerina que ele encontrou uma paixão, colecionar frutas raras.
Há mais de 20 anos, Dr. Sergio Sartori resgata e cultiva plantas do Brasil e do mundo. Esse pomar cresceu, hoje conta com mais de 2.500 espécies frutíferas e virou seu laboratório preferido. Como médico, sempre buscou estudar os benefícios das frutas para a saúde, e perante essa paixão entre a medicina e fruticultura, lançou seu último livro “Frutas e Saúde”, uma obra com mais de 60 capítulos, retratando sobre dezenas de frutas, sua origem, composição e melhorias para a saúde.
Sergio tem como objetivo que as frutas raras se tornem fáceis de serem encontradas. Para isso, criou a Associação Brasileira de Frutas Raras em 2008. São promovidos eventos anuais sobre o tema para interessados e sócios, que aproveitam a ocasião para adquirir ou trocar mudas e sementes, encontrar novas informações ou conhecer cultivares diferentes. “Alimentar-se bem aumenta a expectativa de vida. Temos que mostrar para a população o benefício das frutas e poder preventivo e curativo que elas possuem. Por isso, os eventos não possuem fins lucrativos”, comenta.
Nessas duas décadas de estudos e publicações científicas, a família Sartori publicou livros que estão entre os mais respeitados do país além de ter nossas obras traduzidas e vendidas no exterior como o caso do livro Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas que pode ser considerado uma referência no assunto. Todo esse trabalho nos motiva à cada dia. E esses são os frutos do respeito entre terra e tradição.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...