quinta-feira, 11 de abril de 2019

Como fazer uma Horta Suspensa incrível – Dicas Práticas

Fonte: https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/5362076/como-fazer-uma-horta-suspensa-incrivel-dicas-praticas

Terraço: Jardins  por Blacher Arquitetura
Ter a natureza dentro de casa sempre é uma medida inteligente de bem-estar para toda a família. Uma das formas de se fazer isso são os jardins verticais. Entre eles, um merece atenção especial: É a horta suspensa, que propicia o cultivo de condimentos, temperos e ervas aromáticas que, além de deixarem as preparações culinárias mais frescas, cheirosas e saborosas, se oferecem como uma deliciosa e delicada forma de decoração.
O ideal é que se consulte um profissional qualificado, como um arquiteto paisagista ou um jardineiro de sua confiança, para se obter informações como: plantas que podem ser cultivadas em hortas suspensas em ambientes internos e externos, materiais e estruturas existentes no mercado ou que podem ser feitos de forma artesanal para abrigar vasinhos, vidros e caixas, cuidados com as condições de plantio, solo, luz e adubo, entre outros tópicos de interesse.
Neste livro de ideias, apresentamos vários deles, incluindo um passo a passo para a sua horta suspensa. Você vai descobrir que é muito fácil ter um jardim em casa, especialmente um jardim aromático que cabe na sua cozinha, na sua varanda ou no seu quintal!

1. O que são hortas suspensas

Lindas e versáteis, as hortas suspensas são uma alternativa excelente para quando se tem pouco espaço em caso para o cultivo de hortaliças, verduras e ervas aromáticas. Como o próprio nome já diz, a sua principal característica é a instalação de vasos em estruturas ou objetos elevados, que têm a vantagem de não ocupar espaço nas áreas úteis, podendo se adaptar a qualquer cantinho, dos menores aos maiores. Assim, uma horta suspensa, que nada mais é que um tipo de jardim vertical, pode ser colocada no alto das paredes ou mesmo pendurada no teto em qualquer canto da casa que esteja livre e tenha condições de luz. Entre as possibilidades de colocação, as mais comuns são as que permitem que sejam fixadas com parafusos nas paredes ou suspensas no teto por ganchos ou cordas.
Hoje em dia, em que as pessoas têm cada vez menos contato com a natureza por viverem nas grandes cidades, geralmente em apartamentos, as hortas suspensas podem suprir essa falta e colocar todos, das crianças aos adultos, em contato com a terra. Sem falar do prazer de ver germinar e crescer plantinhas que podem ser utilizadas fresquinhas nas preparações culinárias do dia-a-dia, concorrendo para uma alimentação mais rica e saudável.

2. Onde instalar uma horta suspensa

Apartamento Gávea: Terraços  por Espaço Tania Chueke
Espaço Tania Chueke

Apartamento Gávea

Espaço Tania Chueke
Se se tem a sorte grande de viver em uma casa com quintal, seja ele grande ou pequeno, as hortas suspensas são uma maneira muito prática e rápida de otimizar e organizar o espaço dessa área, com o aproveitamento da superfície dos muros para cultivar em recipientes os mais variados temperos e chazinhos apreciados pela família.
Mas os apartamentos são especialmente beneficiados pelas hortas suspensas, já que o espaço disponível para plantio é quase sempre muito pequeno. Então, espaços como a sacada, a varanda, o terraço e a cozinha (este também é ideal em casas) são indicados para a sua instalação, pois geralmente têm janelas maiores, que permitem a entrada da luz natural necessária. Na imagem acima, vemos uma linda horta suspensa com estrutura em madeira instalada no terraço de um apartamento, que demonstra ainda que ela pode ser super decorativa ao trazer vida, cores e formas ao espaço.

3. Materiais que podem ser usados

PAISAGISMO: JARDINS VERTICAIS BY MC3: Jardins  por MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores
MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores

PAISAGISMO: JARDINS VERTICAIS BY MC3

MC3 Arquitetura . Paisagismo . Interiores
Os materiais usados para se montar uma horta suspensa são os mais variados e escolhidos em função dos gostos dos seus usuários, do estilo do espaço e das necessidades referentes às plantas que se quer cultivar. Um material bem comum em hortas suspensas são os vasinhos, que são pendurados por pregos ou ganchos separadamente ou, ainda, dispostos em prateleiras de madeira. Eles podem ainda ser encaixados, por exemplo, em portas e janelas antigas usadas como suporte. O importante é evitar aqueles de barro ou cerâmica e dar preferência aos de plástico ou alumínio, que são mais leves.
Uma alternativa artesanal é usar canos de PVC ou garrafas PET, sendo que estas últimas são econômicas e fáceis de manejar. Basta cortar uma lateral da garrafa, enchê-la com terra e semeá-la, fixar um gancho nas extremidades e pendurá-las no muro. Outra ideia é utilizar vidros (ou vasos sofisticados) iguais ou diferentes pendurados por ganchos no teto ou por mão-francesa na parede.
Mas no mercado existem outras possibilidades decorativas, como jardineiras suspensas em cimento ou cerâmica, como esta da imagem. Em fileiras alternadas, a estrutura tem nichos arredondados que podem receber separadamente uma grande variedade de ervas aromáticas, sempre bem à mão. Esses recipientes são indicados para os muros do quintal, da varanda ou do terraço.
A cozinha, por sua vez, dispõe no mercado de diversos tipos de horta suspensa em diferentes materiais e formatos, como por exemplo estruturas plásticas em forma de colmeia que podem ser facilmente penduradas em qualquer cantinho, inclusive na lavanderia. Essas peças já são pensadas como itens decorativos e apresentam designs diversificados. Um profissional paisagista pode recomendar os melhores para cada espaço destinado à horta suspensa.

4. Hortas suspensas de madeira

Projeto: Jardins  por feltrini
feltrini

Projeto

feltrini
Mas há um material que encanta pela simplicidade, aconchego e naturalidade: a madeira. As hortas suspensas de madeira ficam lindas quando feitas com caixotes de feira fixados à parede, recebendo vasinhos em seu interior. A horta suspensa de pallet também é uma opção interessante com seu ar industrial, uma excelente ideia para quem aprecia este estilo.
A disposição de vasinhos em painéis de ripas de madeira por meio de ganchos, assim como sobre prateleiras ou nichos no mesmo material, também é uma boa pedida para quem gosta de uma aparência natural e orgânica para o seu jardim vertical. Outra forma de deixar a horta suspensa em madeira mais bonita é lançar mão da pintura com cores vivas, fortes e vibrantes que, ao envelhecerem e descascarem, terão um outro charme. 

5. O que plantar nas hortas suspensas

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins  por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo
É claro que, quando se tem uma horta suspensa, sonha-se em plantar um pouco de tudo. Mas isso não é nem prático nem possível: muitas espécies de hortaliças, verduras e ervas aromáticas não se adaptam às condições existentes nesses sistemas de cultivo. Assim, o negócio é ser objetivo e escolher temperos e condimentos de uso cotidiano e que sejam de fácil cultivo.
Entre as ervas aromáticas que costumamos consumir no Brasil, o manjericão é das mais apreciadas em carnes brancas, omeletes, molhos para massas e carnes. Mas exige temperatura superior a 18 graus, exposição ao sol, plantio em vasos individuais e rega diária. Deve ser colhido dois a três meses após o plantio e sempre dando preferência aos galhos com as maiores folhas.
Já o orégano, que pode ser usado em molhos, assados e pizzas, apresenta uma particularidade; quanto mais suas folhas são expostas ao sol, mais aromáticas elas ficam. Ele também precisa ser regado diariamente e deve ser exposto a pelo menos quatro horas diárias de sol, sendo que a temperatura ideal para ele é entre 21 e 25 graus. A colheita deve ser feita quando a planta atingir 20 cm de altura.
Por sua vez, o cultivo do alecrim – que vai bem com diferentes tipos de carnes, peixes e batatas – não exige muito tempo, adaptando-se a diferentes temperaturas desde que não sejam extremas. No plantio, ele deve ser regado com frequência, mas, após se desenvolver, pode ficar até três dias sem rega. É uma planta que não exige muita água: regar duas vezes por semana é o suficiente. Já a colheita deve ser feita 90 dias após o plantio, cortando apenas as pontas dos ramos. 
Já a salsinha, que é usada em omeletes, sopas, saladas, suflês e assados de carne, deve ser cultivada em temperatura que não ultrapasse os 22 graus e mantida em sombra parcial para absorver a luminosidade sem se expor demais, assim como estar em solo úmido, mas não encharcado. A planta deve ser colhida quando atingir entre 12 e 16 cm de altura, após dois a três meses do plantio.
Fiel companheira da salsinha, a cebolinha tem a vantagem de não precisar de espaço para crescer, podendo ser cultivada junto com outras ervas. Ela cresce melhor em temperaturas entre 13 e 24 graus e em solo bem drenado e rico em matéria orgânica, irrigado com frequência. Após 75 a 120 dias após o plantio, pode-se colher a cebolinha inteira ou as folhas pela base e não pela metade da haste. 

6. Passo a passo de como fazer uma horta suspensa

Vamos agora a um check list que podemos tomar como um passo a passo para uma horta suspensa.
  1. Escolha plantas de fácil cultivo, em especial se for inexperiente na formação de hortas ou jardins. Ervas como salsinha, cebolinha, orégano e manjericão são um bom começo. 
  2. Pesquise tudo. Não basta apenas pesquisar plantas, embora elas já envolvam muitas variáveis importantes como aplicações, condições de temperatura, solo e rega, época e forma de colheita, necessidades de plantio e manutenção, entre outros itens. Lembre-se ainda de pesquisar materiais e estruturas para receber os vasos com as plantas ou as próprias plantas, considerando as necessidades deles e também suas necessidades e gostos em termos de estilo e outros fatores. O design também merece atenção e, tendo tudo isso em vista, a consulta com um arquiteto paisagista ou jardineiro de sua confiança poderá elucidar todas as suas dúvidas e fornecer dicas de todos os tipos no que se refere às hortas suspensas. 
  3. Adube bem a terra para obter melhores resultados no plantio, mas não exagere na fertilização, dando ainda preferência a fertilizantes orgânicos. 
  4. Use ferramentas adequadas para revolver e arear a terra das suas plantinhas e adquira o hábito de identificá-las com algum marcador escrito que inclua a espécie plantada e a data do plantio. 
  5. Siga à risca as orientações dos profissionais quanto ao cronograma diário, semanal e mensal de cuidados. A rega das plantas, por exemplo, deve seguir horários definidos. O ideal que elas sejam regadas no começo da manhã ou no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas. 
  6. Divirta-se com a sua horta suspensa tanto na hora de utilizá-la para aperfeiçoar os seus pratos, quanto na hora de decorar a casa com essas belezuras frescas e cheias de vida!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...