segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Variedade brasileira de lúpulo é descoberta na Serra da Mantiqueira

Fonte: Globo Rural

Nova variedade surge como esperança para agricultores familiares. Descoberta pode reduzir os custos de fabricação da cerveja brasileira 

 

Resultado de imagem para lupulo.



Você já imaginou o quanto há de agricultura em uma garrafa de cerveja? Pois tudo começa
no campo! Campo de cevada, de milho, de arroz, de trigo… Para uma latinha só, vai parecer pouco: algo em torno de 50g de grãos, um punhadinho de plantas. Mas o mundo consome cerca de 200 bilhões de litros de cerveja por ano. A matéria-prima necessária para dar conta de toda essa demanda ocupa 35 milhões de hectares de lavouras. É uma área do tamanho da Alemanha, destinada à produção de cerveja.




Ultimamente, o setor que mais cresce é o das cervejas especiais, destacando-se o produto artesanal. Embora não haja ainda legislação regulamentando a atividade, no Brasil já tem gente fabricando cerveja artesanal em apartamento, em garagem, fundo de quintal, em casinha de montanha. Como a Cerveja da Serra da Mantiqueira, que é produzida numa pequena propriedade do município de Gonçalves-MG.
André Waack é o dono da propriedade. Engenheiro de som e músico de uma banda e rock, ele deixou a cidade de São Paulo para morar na Serra. Os que pensavam que ele montaria um estúdio de gravação no local, se surpreendem quando conhecem a microcervejaria e a pousada, montada com o propósito de o hóspede vir fazer aqui a própria cerveja.
 
+ DE GLOBO RURAL
Siga o programa nas redes sociais

André compra maltes importados da Bélgica e da Alemanha. Produz cinco tipos de cerveja, entre claras e escuras. E, agora que dominou a técnica, quer muito incorporar um sabor serrano. Além da água, que é extraordinária, quer explorar o que, na Europa, chamam de “terroir”: coisas que são próprias e características de uma região específica. Ele exemplifica: “O pinhão, a jabuticaba, a japoca – uma frutinha que se assemelha ao fisalis".
Mal sabe o André que um ingrediente fundamental da cerveja - o lúpulo - é objeto de um experimento inédito no Brasil, a 50Km quilômetros do sítio dele, em São Bento de Sapucaí-SP, colado a Campos do Jordão.
A cidade fica a 1.700 metros de altura, é cheia de bosques de Araucárias, Pirambeiras e registra em média, 40 geadas por ano. Produzir em uma região com essas características pode parecer utopia para muita gente. Mas foi exatamente este o local escolhido pelo agrônomo Rodrigo Veraldi para viver e para cultivar sua renda: "Viabilizamos a utopia de se poder viver numa pequena propriedade nesta região. A gente conseguiu conciliar o cultivo de diversas espeécies, produzindo em torno de 30 toneladas de frutas por ano, visando a sustentabilidade".
Rodrigo já trabalhou bastante com café e batata, mas é apaixonado mesmo por botânica. É daquelas pessoas que se referem às plantas pelo nome científico. No terreno, que recebeu de herança, Rodrigo montou uma coleção com centenas de plantas: tem um bosque de
Castanheira Portuguesa, uma alameda de Álamos, um Pinheiro do Hemisfério Norte
de folha penteada em forma de franja, ombreando com uma Araucária.
Comercialmente, ele cultiva 15 variedades: planta uvas Malbec e Shiraz, para produção de vinho artesanal; tem Oliveiras, para a fabricação de azeite; um jardim clonal de frutas vermelhas; além de avelãs, mirtilo, framboesa, morangos sem agrotóxicos e... o lúpulo! Uma planta que não existia no país.
As folhas são ásperas, no formato de palma. Elas sobem se enrolando num fio de nylom, no sentido horário. No espaçamento de 1,20m entre plantas e 3,5m entre linhas, cabem 2500 pés de lúpulo por hectare.
No Brasil - que atualmente importa quatro mil toneladas de lúpulo por ano, com um custo superior a R$ 200 milhões - já foram realizadas algumas tentativas de produção própria de lúpulo com variedades da Europa, de onde a planta se origina. Todas essas tentativas foram em vão. O cultivo da Serra da Mantiqueira deu certo graças a um lance do acaso, um acontecimento botânico espontâneo que originou o primeiro pé de lúpulo - o sobrevivente de uma experiência frustrada de Rodrigo, que fala orgulhoso: "Esse pé tem história: é o marco do cultivo de lúpulo no Brasil".

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...