quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Primavera é época de hortênsias

Você sabia que a espécie produz dois tipos de flores? Veja mais informações
hortensiaFoto: Shutterstock
Popularmente chamadas de rosa-do-japão e hidrângea, as hortênsias (Hydrangea macrophylla) são mesmo conhecidas por sua floração única.

Fato curioso: o nome hortênsia é uma homenagem à Hortense Lepante, dama francesa do século XVIII, mulher de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da planta na Europa.

Leia também:
>> Primavera é a estação mais indicada para o cultivo de petúnias
>> Deixe o jardim mais colorido com a plantação de cravos

Vindas da China e do Japão, e se espalhando pelo mundo como planta ornamental em meados do século XIX, a hortênsia é considerada um arbusto de ciclo de vida longo que pode chegar a 1,5m de altura, com folhas grandes, ovaladas, de cor verde-clara, firmes e com bordas dentadas. Outra característica é que a espécie produz dois tipos de flores: as centrais, consideradas férteis, que não são ornamentais por serem desprovidas de pétalas bem desenvolvidas; e as periféricas, geralmente descritas como “estéreis” e consideradas ornamentais, com grandes pétalas coloridas.


Hortênsias no Brasil


No Brasil, a floração ocorre na época de primavera/verão, quando a espécie forma buquês arredondados com cores que variam entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco.

A hortênsia se dá muito bem em climas mais amenos, tendo melhor floração em lugares frios – como em Gramado, no Rio Grande do Sul.


No calor e no frio


Por precisar de luz, é necessário que a hortênsia esteja em uma posição em que a energia solar ajude em seu crescimento.

Durante a época de maior calor, deixe a planta sempre fresca, podendo regar todos os dias. No entanto, não abuse da água para que ela não chegue a apodrecer, apenas mantenha a terra sempre úmida.

Já na época de temperaturas mais baixas e possíveis geadas, é aconselhável que a hortênsia fique em uma área interna, evitando o excesso de frio para que na época da primavera ela cresça e dê muitas flores.


Diversas utilizações na composição de um jardim


A hortênsia pode ser plantada em vasos ou diretamente no solo, isolada ou em grupos, principalmente como uma cerca-viva. Se for cultivada como planta de interior, é necessário que haja uma boa ventilação e não faça calor excessivo no local onde ela ficará.

Caso seja utilizada para a decoração, o ideal é compor arranjos variados e acompanhar outras flores e folhagens.


Uma planta de poucos cuidados


Solo: preferência por solos ácidos (onde suas folhas e flores crescem mais coloridas e têm maior desenvolvimento), mas em solos alcalinos, apesar de um colorido menos atraente, também vive muito bem. Dica: evite plantar hortênsias junto a árvores ou a outras plantas com as quais ela possa competir pela umidade.

Rega: deve ser regada com muita frequência. Em climas mais secos, convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo.

Exposição ao Sol: deve ser cultivada à meia-sombra, com luz solar indireta, mas em boa quantidade. Em regiões onde o clima é seco e quente, não é recomendável a exposição direta ao Sol, especialmente no verão. Já no sul do Brasil, pode ser cultivada sob o Sol pleno, já que o verão é chuvoso.

Fonte: Mundo Husqvarna

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...