quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Abacateiro não produz: o que pode ser?

Confira dicas do plantio da fruta para melhorar a produção

Por João Mathias
abacate-fruta (Foto: Creative Commons/Sandid)
Meu abacateiro floresceu pelo segundo ano, mas nada de frutos, mesmo colocando adubo e calcário. O que eu faço?
Luciano Souza, de São Lourenço (RS)

Alguns fatores podem estar influenciando a falta de frutos do abacateiro. Embora em uma mesma planta exista flores masculinas e femininas, ambas apresentam maturação em épocas diferentes. Em determinado grupo de variedades de abacateiro (A), as flores femininas abrem-se de manhã e fecham-se à tarde, enquanto que as masculinas fechadas de manhã, abrem-se à tarde. Em outro grupo (B), ocorre o inverso: as flores femininas abrem-se à tarde e as masculinas, de manhã. O fenômeno é conhecido como dicogamia protogínica. Como todas as flores abrem-se e fecham-se praticamente ao mesmo tempo, para garantir a polinização e, consequentemente, a produção, é necessário intercalar variedades de comportamento floral diferente.

Portanto, recomenda-se que sejam plantadas fruteiras dos dois grupos com uma distância de, no máximo, 100 metros entre elas. Para isso, com a ajuda de um agrônomo ou técnico, identifique a que grupo pertence a planta que não está produzindo e, próximo dela, plante um abacateiro de grupo diferente. A temperatura também pode influenciar a produção de abacates. Na variedade fuerte, por exemplo, não há boa frutificação abaixo de 13 ºC e acima de 40-45 ºC. A alta temperatura provoca a queda de frutinhos e a baixa leva a formação de frutos partenocárpicos, sem valor comercial. Como o abacateiro é considerado muito exigente em água, a baixa disponibilidade de água provoca redução no tamanho do fruto e o excesso também não é tolerado pela planta. Quanto aos nutrientes, o nitrogênio e o potássio são os mais importantes para a produção do abacateiro.

CONSULTOR: ANTONIO LÚCIO MELLO MARTINS, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...