quarta-feira, 5 de julho de 2017

Coleta Seletiva de Lixo, comemora 27 anos em Porto Alegre!

 

A visita à Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), por estudantes universitários, na tarde desta terça-feira, 4, na Lomba do Pinheiro, foi mais uma atividade da Semana de Aniversário de 27 anos da Coleta Seletiva, promovida pela Secretaria de Serviços Urbanos (Surb). A ação é parte integrante do Curso de Formação Ambiental em Segregação de Polímeros Plásticos, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do Rio Grande do Sul (Sinplast) e pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter). (fotos)

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a maioria dos processos realizados no local, desde a área de compostagem, onde é feito o reaproveitamento de resíduos orgânicos arbóreos, até a Unidade de Triagem de Resíduos Hospitalares (UTH), que faz a separação dos resíduos hospitalares não contaminados e com possibilidade de reciclagem. Durante a passagem pela Unidade de Triagem de Resíduos Domiciliares, foram orientados sobre como são feitos os processos de segregação dos materiais.
 
A comemoração do aniversário da Coleta Seletiva começou na segunda-feira, 3, e se estende até sexta-feira, 7, com diversas atividades com o objetivo de sensibilizar sobre a importância do serviço disponibilizado pelo DMLU, e como o descarte correto dos resíduos recicláveis traz benefícios ao ambiente, à saúde e gera emprego e renda para cerca de 700 pessoas. Nesta quarta-feira, 5, serão realizadas implantações de estações integradas de compostagem nas escolas municipais de Educação Infantil Protásio Alves e de Ensino Fundamental Moradas da Hípica.
 
A Semana da Coleta Seletiva conta com o apoio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Articulação Política (SMRI), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SMDE), por meio do Departamento de Turismo.Resultado de imagem para Coleta Seletiva de Lixo, comemora 27 anos em Porto Alegre!
 
Programação
5 de julho - quarta-feira:
9h: Implantação de Estação Integrada de Compostagem na Escola Municipal de Educação Infantil Protásio Alves. Local: Rua Aracy Froes, 210 - Jardim Itu Sabará
14h: Implantação de Estação Integrada de Compostagem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moradas da Hípica. Local: Rua Geraldo Tollens Linck, 01 - Hípica
 
6 de julho - quinta-feira:
12h às 16h: Estação ReciclaPOA
14h: Encontro do GT de Educação Ambiental. Local: Largo Glênio Peres - Centro Histórico
14h: Intervenção Urbana e Humana Reciclando Atitudes na Comunidade Humaitá. Local: Rua Graciano Camozzato, 185
 
7 de julho - sexta-feira:
Aniversário de 27 anos da Coleta Seletiva
10h às 16h: Estação ReciclaPOA. 
14h30: Roda de conversa com triadores das Unidades de Triagem
15h: Cerimônia com Premiação às escolas municipais vencedoras da Gincana das Tampinhas. Local: Largo Glênio Peres - Centro Histórico
 
Histórico - Desde 7 de julho de 1990, quando iniciou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o sistema de coleta seletiva foi sendo aperfeiçoado pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana os bairros beneficiados pela coleta automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da coleta domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. A consulta, atualmente, é por endereço completo, não por bairro. Para verificar os dias e horários, acesse aqui.
 
Vantagens - Além dos benefícios sociais, a entrega dos resíduos recicláveis à Coleta Seletiva traz vantagens ambientais e econômicas. Diariamente, o DMLU recolhe cerca de 1.200 toneladas de resíduos domiciliares. Desse total, de 70 a 100 toneladas são de resíduos recicláveis que são recolhidos pela Coleta Seletiva. As 1.100 toneladas restantes são de resíduos orgânicos, rejeitos e recicláveis misturados na coleta domiciliar.

Estima-se que em torno de 260 toneladas de recicláveis são descartadas, indevidamente, junto com os orgânicos e rejeitos, e, com isso, acabam sendo enviadas para o aterro sanitário de Minas do Leão (RS). O custo total para enviar esses resíduos para o aterro é de, aproximadamente, R$ 770 mil por mês, valor que poderia ser investido em outras melhorias para a cidade, se a maioria da população separasse os recicláveis e os encaminhassem à Coleta Seletiva do DMLU.
 
Fonte: site da prefeitura de porto alegre

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...