domingo, 30 de abril de 2017

Conheça os benefícios e saiba como usar a ora-pro-nobis, o superalimento proteico!!

Fonte: blog barra de cereal


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Muito utilizada na culinária de Minas Gerais, a ora-pro-nobis ainda é pouco conhecida no resto do país. Seu alto valor nutricional torna as folhas da planta uma excelente escolha para consumo. A nutricionista Fernanda Bortolon nos explica mais sobre esse superalimento:
O que é? Planta originária do continente americano, a ora-pro-nobis, de nome científico Pereskia aculeata, é encontrada em abundância na região Sudeste do Brasil e muito usada na culinária. Do latim, seu nome significa “rogai por nós”, e segundo tradições, esse nome foi dado por algumas pessoas que a colhiam no quintal de um padre enquanto ele rezava em latim.
Benefícios:
- Considerada um superalimento, a ora-pro-nobis contém elevado valor nutricional, com proteínas (das folhas secas), vitaminas A, B e C; e minerais como ferro, cálcio e fósforo.
- A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas;
- Seu alto teor de fibras ajuda no processo digestivo e intestinal, promovendo saciedade, facilitando o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, além de ajudar a recompor toda a flora intestinal.
- Rico em vitaminas A, B, C, proteína, magnésio, fosforo e cálcio, a folha do ora-pro-nobis (parte que é consumida), é carnuda e por isso não se desmancha no cozimento. Ela possui uma baba muito parecida com a do Quiabo ao ser cortada.
- Por ser tão rica em nutrientes, o ora-pro-nobis começou a ser consumida, e possui o apelido de carne dos pobres. Além de barata, o cultivo dessa planta é muito fácil, e pode ser feito em vários tipos de terrenos.
orapronobis - gazeta do povo
Foto: Gazeta do Povo
Como incluir na alimentação? Suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas. Além disso, podem ser usadas para enriquecer a farinha, massas e pães.
Quantidade recomendada por dia? Não tem restrição.
Dica da nutri: Por apresentarem fácil digestão, as folhas da planta podem ser usadas de diversas formas. Uma boa alternativa é triturá-las com água no liquidificador e juntar à massa do pão, acrescentando ao alimento mais nutrientes e uma atraente cor verde. O mesmo pode ser feito com a massa de macarrão. As folhas podem também enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho arroz-com-feijão.
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