segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Arborização #urbana com árvores do #cerrado





Publicado em 20 de nov de 2012
"As condições de artificialidade dos centros urbanos em relação às áreas naturais têm causado vários prejuízos à qualidade de vida dos habitantes. Sabe-se, porém que parte desses prejuízos pode ser evitado pela legislação e controle das atividades urbanas e parte amenizada pelo planejamento urbano, ampliando-se qualitativamente e quantitativamente as áreas verdes e arborização de ruas. (MILANO, 1987)".

Como se vê, árvores e outros elementos das cidades (como postes, outdoors, fios) vivem em completa desarmonia por falta de planejamento e excesso de urbanização das cidades. E é este um dos motivos da não utilização de árvores de florestas, por serem grandes, frondosas e com crescimento capaz de alterar ou mesmo interferir em obras de pontes, edifícios, residências. A escolha das espécies para a arborização urbana é absolutamente fundamental.

E foi nesse sentido que aconteceu a conversa com Saulo Ulhoa, engenheiro agrônomo que nos recebeu na chácara da Novacap, onde estão os viveiros de árvores do cerrado, oriundas de matas de galeria. São plantas típicas de nossa região que, se colocadas na cidade desempenham não somente o papel de embelezar, mas de tornar nosso ambiente mais saudável, agradável. Como diz o engenheiro, "árvore boa é aquela plantada no lugar adequado".
Algumas delas: Pequi, Cagaita, Baru, Jatobá da Mata, Jatobá do Cerrado, Ipês.
Mas, atenção, você que ama Brasília: Vamos começar um movimento forte pela defesa, cuidados e estudos sobre o Cerrado?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...