sábado, 30 de maio de 2015

Restaurante de Witmarsum é o primeiro da região a incluir PANC’S no cardápio.

by Ricardo Philippsen
Talvez a sua primeira pergunta seja: "mas o que são PANC'S?", bem, pode ficar tranquilo que você não está sozinho nessa. PANC"S é a forma carinhosa de chamar as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tratam-se de plantas que foram injustamente perdendo espaço em nossa mesa por diversos motivos dos quais se destaca  a agricultura voltada cada vez mais para o mercado e menos para a mesa. Isso é conversa para outra vez, por hora, basta dizer que essas plantas não saíram do cardápio por não serem saborosas.
Dito isso, vamos ao que interessa: Witmarsum é cada vez mais conhecido pelo potencial culinário, afinal, não é todo lugar que tem uma culinária típica tão variada, fruto de 500 anos de imigrações, nas mesas de Witmarsum os pratos de origem alemã dividem espaço com pratos poloneses, russos, e é claro, há também lugar garantido para o brasileiríssimo feijão e arroz.
Essa culinária que já era única ganhou recentemente um reforço extra no restaurante Bauernhaus na Colônia Witmarsum. O restaurante é o primeiro da região a incluir em seu cardápio plantas não convencionais. A partir de março de 2015 serão servidos os primeiros peixinhos.
Foto: BioWit
Foto: BioWit
Talvez você lembre desse post:
(para maiores informações sobre o peixinho, uma das plantas mais deliciosas da nossa horta, é só voltar lá e dar uma lida).
A produção do peixinho é feita em pequena escala, localmente, em uma de nossas hortas que preza pela vida, produzindo em um sistema misto e sem utilização de insumos químicos as mais variadas plantas. O peixinho é colhido no mesmo dia em que é servido, chegando dessa forma fresco ao restaurante. Além disso, o peixinho vai de carona com um dos funcionários do restaurante tirando assim até o impacto ambiental causado pelo transporte da equação.
Ufa, com todas essas vantagens o cliente do Bauernhaus pode fazer vista grossa para o fato de que o peixinho será servido frito e aproveitar de consciência tranquila essa maravilha da culinária.
Além comer o peixinho, também é possível levar para casa uma bandeja deles para servir aos amigos ou até mesmo uma mudinha para colocar na sua horta. Na próxima vez que almoçar por lá peça mais informações no próprio restaurante.
E afinal por que comer PANC'S?
Por causa do sabor:
Sentar para almoçar e ser surpreendido por um sabor novo é uma das maravilhas da vida.
 Para estimular a economia local:
As plantas não convencionais são produzidas por pequenos agricultores locais sendo uma opção interessante para dar oportunidade para o pequeno produtor.
Para equilibrar o ecossistema:
Todo ecossistema precisa de biodiversidade para funcionar em harmonia, incentivar o consumo de plantas diferentes aumenta a diversidade equilibrando assim os sistemas de produção.
 Para economizar água:
Ao contrário da maioria das hortaliças consumidas em grande escala, PANC'S são plantas locais, geralmente mais rústicas e acostumadas com o clima da região, por isso necessitam de menos irrigação.
Para usar menos produtos químicos:
A mesma lógica. Como são, em geral, plantas nativas, elas são mais resistentes à insetos não havendo nenhuma desculpa para usar inseticidas ou afins.
Pelos benefícios à saúde:
Cada planta tem um valor nutricional diferente, as plantas possuem além disso as mais variadas propriedades medicinais, sendo um aumento da diversidade na mesa a melhor maneira de equilibrar o seu organismo.
Bem, a dica está dada, quem puder, venha prestigiar essa iniciativa, almoce bem, diga o que achou ao pessoal do restaurante, leve o peixinho pra casa, peça uma mudinha e contribua dessa forma com o biowit e estimule a inclusão de mais PANC'S nos cardápios por aí.
para maiores informações sobre o restaurante acesse:
Ricardo Philippsen | 04/03/2015 at 20:27 | Categories: Uncategorized | URL:http://wp.me/p18jP5-CL

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...