segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Como germinar e plantar sementes de Pau-ferro

FONTE: http://estratificandoafrio.blogspot.com.br/2013/10/como-germiar-e-pantar-sementes-de-pau.html

 

 

Hoje vou mostrar como fiz para germinar sementes de pau-ferro. Trata-se de uma árvore bem alta, não faz uma copa muito grande mas é uma árvore muito bonita. Já li alguns comentários de pessoas que fazem remédios caseiro com ela. Parece interessante e bem útil.

Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o porte dela, e os galhos retorcidos nas pontas proporcionam uma beleza sem igual. Se um dia eu tiver um sítio vou encher dessas árvores.


Assim que terminou a florada eu já me preparei para colher as sementes. Ela produz umas vagens que contém as sementes dentro:


Essa casca parece dura mas não é. Com um alicate de corte você rompe ela facilmente e consegue chegar na semente:

Só que essas sementes parece ser impermeáveis. É como se tivesse uma capinha de plástico revestindo ela. Para permitir que a água penetre facilmente para quebrar a dormência da semente é necessário fazer uma escarificação.
É um processo simples, basta pegar alguma coisa afiada como um estilete ou um alicatinho de cutícula e fazer ranhuras na casquinha até chegar na semente. Como eu sou uma pessoa lesada, desequilibrada e um pouco retardada sempre acabo me lascando quando trabalho com instrumentos cortantes:

Mas isso faz parte...
As sementinhas devem ficar mais ou menos assim:


Agora é só plantar num vasinho com terra vegetal. E é bom não esquecer de deixar a terra sempre úmida. As minhas sementes germinaram rápido. O primeiro brotinho apareceu em 4 dias.




7 comentários:

Walker Ribeiro Machado disse...

Muito interessante. Farei isso é também uma pergunta: como ela germina na natureza sem esse procedimento? Cheguei a pensar em cascos de animais fazendo a escarificação.

Unknown disse...

Algumas aves comem ..e o ácido estomacal deles... fazem a escarificação

Unknown disse...

Eu fiquei curioso, qual a ave q consegue comeer essas sementes? Cacatuas talvez?

denise chenisz disse...

Vi papagaios verdadeiros,nesta árvore degustando as sementes

Robson Suzart disse...

Que sensacional... Parabéns pelo post

guilhermefw disse...

Funcionou muito bem com um alicate, e muita calma

Unknown disse...

Mudei uma Zamiocuca que eu tinha aqui em casa pois o caco estava apertado e pra minha surpresa, em um dos vasos que coloquei uma das mudas, nasceu essa plantinha e eu estava aqui pesquisando pra saber de onde ela veio. A terra usada foi de um lugar distante e já estava aqui em casa a uns 5 meses no saco. Como ela só germinou agora depois de meses?

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...