sábado, 31 de maio de 2014

Porto Alegre ganha nova feira ecológica


31/05/2014 16:22:20

Foto: Agnese Schifino/Divulgação PMPA
Oito bancas oferecem produtos orgânicos no bairro Três Figueiras
Oito bancas oferecem produtos orgânicos no bairro Três Figueiras
Apesar da chuva, foi grande o movimento de consumidores na feira ecológica que começou a funcionar neste sábado, 31, no bairro Três Figueiras. Localizada na da rua Cel. Armando Assis, ao lado da praça Desembargador La Hire Guerra, neste primeiro dia a feira contou com oito bancas com produtos orgânicos como hortaliças, legumes, frutas, chás, grãos, temperos, mel, ovos, geleias, doces de frutas e sucos. (fotos)

A feira foi instalada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), a pedido da Associação dos Moradores do Bairro Três Figueiras (Amatres). O presidente da entidade Fernando Dal Molin Ferraz considera uma conquista da comunidade. “Neste primeiro dia, já foi um sucesso. Mesmo com a chuva, o movimento não parou desde a abertura”, observou.

A engenheira-agrônoma Ivete Dessa Silva, integrante da Amatres, pioneira do movimento para instalação da feira, destacou que “além da vantagem de consumir de um alimento de qualidade, a produção de orgânicos é importante para a sustentabilidade ambiental".

A iniciativa da comunidade do bairro Três Figueiras vem ao encontro das metas da Smic. Segundo o secretário Humberto Goulart, “o objetivo é aumentar a produção de orgânicos, que são mais saudáveis, e também o número de feiras ecológicas, onde a comunidade solicitar”. Além disso, Goulart lembrou que “a atividade gera emprego e renda, estimulando o agricultor continuar no campo”.

A instalação da feira foi coordenada pela Smic com o do Departamento Municipal de Limpeza urbana (DMLU), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Conselho de Feiras Ecológicas, Sindicado Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Amatres, Emater-RS, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Ministério da Agricultura, produção e Abastecimento.

fonte: site da prefeitura de porto alegre

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...