sábado, 11 de janeiro de 2014

Espécies de árvores de Porto Alegre

extremosa

Espécies mais frequentes
Nas ruas de Porto Alegre, são encontradas 173 espécies arbóreas. Entre elas,㺒 espécies são predominantes, totalizando 83,53% da população arbórea viária.

As dez espécies mais freqüentes são a extremosa, com incidência de 19,50% o ligustro, com 18,64% o jacarandá, com 10,75% o cinamomo, com 6,57% o braquiquito, com 4,12% o ipê roxo, com 3,10% o mimo-de-vênus, com 2,84% o ipê amarelo, com 2,56% a tipuana, com 1,67% e a sibipiruna, com 1,58%.

Clique aqui para ver as fotos das espécies de árvores encontradas em Porto Alegre.

ligustro
Histórico
A arborização de vias públicas da cidade se iniciou na metade do século passado. Observando literatura e fotografias antigas, no entanto, há indícios de que os plantios se intensificaram a partir da década de 30.

Os bairros mais antigos são identificados pelo predomínio de uma espécie arbórea como, por exemplo, o Ligustrum japonicum (ligustro) no Centro Histórico e na Cidade Baixa a Acaranda mimosiifolia (jacarandá) no Bom Fim, Floresta e Rio Branco Melia azedarach (cinamomo) em Petrópolis, Mont Serrat e Higienópolis Brachychyton populneum (perna-de-moça) no Moinho de Ventos e Platanus acerifolia (plátano) no Boa Vista.        

Nos últimos anos, é visível a presença em quase todos os bairros da Lagerstroemia indica (extremosa), espécie originária da Índia que nos meses de fevereiro, março e abril produz vistosas flores cor-de-rosa, liláses ou brancas. Espécies como a Tipuana tipu (tipuana) têm ocorrência marcante no bairro Iapi, juntamente com o cinamomo e o jacarandá.

fonte: PMPA

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...