terça-feira, 1 de agosto de 2017

Consultório agrícola:moscas-das-frutas árvores frutíferas

Eliminação de frutos e armadilhas podem ajudar na produção

por João Mathias
Divulgação | Embrapa
Ferimentos na casca do fruto pode ser porta de entrada para insetos. Proteção e armadilhas podem ajudar a prevenir contra as pragas (Foto: Divulgação/Embrapa)
Tenho várias árvores frutíferas em meu quintal, mas não consigo comer nenhuma fruta. O pessegueiro, ameixeira, maracujazeiro, goiabeira e uvaieira, embora carreguem, nunca seguram os frutos, os quais ainda contêm bichos. Enquanto a videira, jabuticabeira e limoeiro geram pequena quantidade, que é consumida por pássaros, a macieira, guabirobeira e pereira, nem produzem, como a lichia, apesar de florada regular. Existe alguma solução?

Josmar Sebrenski
modelo de armadilha PET

Curitiba, PR

Os frutos do pessegueiro, ameixeira, maracujazeiro, goiabeira e uvaieira provavelmente estão sendo infestados por moscas-das-frutas do gênero Anastrepha obliqua, Anastrepha fraterculus e/ou Ceratitis capitata. As fêmeas adultas desses insetos introduzem os ovos abaixo da casca dos frutos, permitindo que as larvas se desenvolvam na polpa causando o seu apodrecimento. A contaminação por fungos e bactérias pode ocorrer devido ao ferimento provocado na casca do fruto no momento em que se deu a ovoposição. Os métodos de controle incluem eliminação dos frutos caídos ao chão, armadilhas feitas com garrafas PET e ensacamento dos frutos. Já os danos causados por pássaros podem ser evitados utilizando barreiras, como o ensacamento dos frutos ou utilização de telas protetoras no pomar.

Consultor: Diego Xavier, técnico de apoio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, SP, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (11) 4582-7284, dxavier@iac.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...