quarta-feira, 3 de abril de 2019

A poda da Jabuticabeira - aproveite o inverno

no verão antes da poda


O melhor período para fazer a poda da jaboticabeira é no inverno antes da floração. 

Como instrumentos podem ser utilizados tesoura de poda, tesourão e serrote de poda. O importante é que a árvore não seja danificada,lascada. Também pode ser utilizada uma serra elétrica que auxilia no rendimento do trabalho.

no verão antes da poda
A poda é muito útil para indivíduos muito sombreados e varia de planta para planta porque depende do crescimento da árvore.

Os cortes auxiliam no controle de pragas e doenças, como a ferrugem da jabuticaba. A pode pode ser feita uma vez ao ano, com a retirada de até 30% da copa da árvore. Mais que isso pode trazer prejuízos à planta.

inverno após a poda
Os ramos retirados pode ser aproveitados como lenha (parte mais grossa) e como adubo (parte mais fina repicada). No caso da jabuticabeira, pode ser dispensado o uso de fungicida nos cortes.

Fonte: poda de frutíferas - EMBRAPA

22 comentários:

Unknown disse...

Achei muito boa a dica, possuo duas que estavam em grandes vasos, mes passado transplantei-as no solo e deixei-as em irrigação por gotejamento, realizarei a poda antes da primavera.Obrigado

Unknown disse...

Eu ganhei uma jabuticabeira e tive que trasportar de uma cidade pra outra, mais ela sentiu e caiu todas as folhas, o tronco estar verde, será que ela se recupera?

eng, panerai disse...

Irrigue diariamente se não está chovendo nesta região.

Unknown disse...

Marcus com certeza, consegui recuperar uma que ia para o lixo deu trabalho más vencemos eu e ela

Unknown disse...

Onde possa contratar uma pessoa que possa fazer a poda de minha jabuticabeira de forma correta?

Unknown disse...

Onde posso encontrar uma pessoa que faça a poda da jabuticabeira de forma correta? A árvore é velha com mais de 50 anos e tem muitos galhos que estão bloqueando o sol, tenho medo de cortar errado e maltratar a árvore.

eng, panerai disse...

Corte 20 % dos galhos , de preferencia no interior do vegetal, para entrar mais sol. Calcule, se a árvore tem 50 galhos, só retire 10.ok

Unknown disse...

Alguém sabe me informar se tem data certa para podar jabuticabeira? Ela ta no vaso.

Unknown disse...

minha jabuticabeira esta em vaso grande,ela deu frutos varias vezes agora parou de florescer e esta com muitas folhas novas.Ela dava frutos duas ou ate tres vezes ao ano.
Sera que posso fazer a poda neste estagio?

Unknown disse...

Junho julho agosto

Unknown disse...

Melhor nos meses de junho à agosto

Unknown disse...

Junho julho agosto

Juliano disse...

Tenho uma jabuticabeira plantada no quintal há 6 anos, antes ela ficava em vaso. Creio que hoje ela tenha uns 10 anos de idade.
Desde que a plantei na terra ela nunca cresceu. Tem cerca de 1,80m de altura e copa pequena, 1m de diâmetro. Está plantada onde pega sol o dia todo e é irrigada através de gotejamento. Dá um pouco de frutos todo ano. O que faço para ela crescer?

Unknown disse...

MUITO INTERESSANTE O ASSUNTO DE PODA DA JABUTICABEIRA. GOSTARIA DE SABER, O QUE FAZER, PARA QUE O FIGO ROXO FIQUE MAIS DOCE

eng, panerai disse...

Quanto mais sol, mais doce o fruto.ok

Unknown disse...

Boa noite ,tenho uma jabuticabeira q produz o ano tdo,ela sempre tem flores e frutos,por esse motivo nunca podei ela,como faço, posso podar mesmo ela estando d flor e frutos? Já nem s vê o tronco dela.

Unknown disse...

Podei a jabuticabeira em agosto do ano passado, mesmo pequena, não para de frutificar, preciso podar este mês, mas ela está cheia de flor, quero saber se posso fazer a poda assim mesmo?

eng, panerai disse...

Realize a poda no próximo ano.

eng, panerai disse...

Realize a poda no próximo ano.

Unknown disse...

Bom dia !

O meu pe de jabuticaba começou a dar algumas flores mas do nada secou. A pergunta e sera que ainda da tempo de fazer a poda ??

eng, panerai disse...

Sim, faça a poda e adube com humus de minhoca. sucesso

Unknown disse...

Tenho 3 jabuticabeiras com quase cem anos e que sempre da bastante frutos 3 vezes ao ano.
Misteriosamente neste ano, deu muitas flores, que secaram, e não veio o fruto.
O que pode ter acontecido?

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...