quarta-feira, 15 de maio de 2013

14/05 - Produção de alimentos orgânicos versus produção com uso de agrotóxicos é tema do TVE Repórter inédito desta quarta-feira

Alface produzida sem agrotóxicos
Alface produzida sem agrotóxicos
Foto: www.sxc.hu

A busca por uma vida mais saudável tem motivado o consumo de alimentos ecológicos livres de aditivos químicos. Mas a transição do plantio com o uso de agrotóxicos para a agricultura de base ecológica ainda é tímida. Ela exige mão de obra capacitada, pesquisa e programas de incentivo. Por isso predomina o cultivo de culturas em larga escala com o uso de aditivos. Veja no TVE Repórter inédito desta quarta-feira, 15 de maio, às 22h, comandado por Thaís Baldasso, mostra como é feito o cultivo de alimentos no Rio Grande do Sul e quais são os efeitos nocivos da utilização de agrotóxicos ao organismo.

No programa, é apresentado o caso de um agricultor que trocou o cultivo convencional pelo orgânico e parou de adoecer. Também é destaque um assentamento urbano onde são plantados alimentos hidropônicos (cultivo sem utilização do solo) no telhado de um prédio e o resultado do plantio é vendido para restaurantes da cidade. O TVE Repórter apresenta ainda a escola que desde o berçário ensina às crianças o plantio e o consumo dos alimentos produzidos ali mesmo, as feiras ecológicas, e o desafio para garantir a segurança alimentar em plantações de menor escala.
O TVE Repórter tem horário alternativo na sexta, 17 de maio, às 20h30 e no domingo, 19 de maio, às 17h. O programa tem produção de Sandra Porciúncula e Pamela Floriani e edição de Daniela Bonamigo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...