sexta-feira, 5 de abril de 2013

Incrível Ataque de formigas em Bananeiras

Plantei algumas mudas de bananeiras no entorno do açude principal do Sítio Nena Baroni em Itapuã , em janeiro deste ano. Agora no final de março percebi este incrível ataque de formigas cortadeiras. Alguém já tinha visto algo parecido? Bom , pelo menos elas não estã atacando os canteiros cultivados com cenouras, beringelas,beterrabas, tomates,etc..


Estamos espalhando cascas de laranja para atrair as formigas e afasta-las dos canteiros. Olhem só!











Por Que as Formigas Levam Folhas Para o Formigueiro?


Aquelas que cortam e carregam folhas, são chamadas de “formigas cortadeiras” ou “formigas corta-folhas”. E ao contrário do que muitos pensam, elas não comem as folhas e tampouco as usam para fortalecer as paredes do formigueiro.

Formigas cortadeiras usam as folhas para cultivar um tipo de fungo (uma espécie de mofo) que utilizam como alimento. Isso mesmo! Dentro do ninho elas mastigam as folhas e formam uma polpa que usam como base para cultivar fungos em seus jardins subterrâneos. Os formigueiros geralmente são imensos. Os ninhos podem ter mil câmaras e se estender a profundidades de até seis metros. Lá dentro, cerca de um milhão de formigas podem estar trabalhando.

Para cultivar o fungo, são necessárias formigas pequenas e grandes. As maiores são “trabalhadoras” e saem à noite para recolher folhas, e usam suas mandíbulas longas e dotadas de ganchos para cortá-las. Depois, marcham de volta ao ninho, segurando as folhas por sobre a cabeça. Por esse motivo elas algumas vezes são chamadas de formigas guarda-chuva ou formigas guarda-sol. Dentro do ninho, formigas menores mastigam as folhas e formam uma polpa, ou pasta e colocam essa pasta sobre os fungos. Mais tarde, pequenas formigas colhem o fungo e alimentam a colônia.


fonte http://professordanielnormando.blogspot.com.br/2011/04/por-que-as-formigas-levam-folhas-para-o.html

Um comentário:

Expressão da Arte disse...

Temos uma pequena chácara, que estamos construindo para formar um local para morarmos e desfrutar da vida no campo. Porém, estamos enfrentando uma terrível colonia de saúvas, não queremos usar venenos e achei esta medida, de plantar gergelim, excelente. Vou começar já, a fazer umas plantações e prometo postar aqui os resultados... Obrigada...

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...