quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Turismo rural em Porto Alegre

Porto Alegre está nos roteiros de Turismo Rural para a Copa

16/01/2013 13:40:26

Foto: Divulgação/PMPA
Entre as 24 classificadas no país para a Copa 2014, rota já teve 30,4 mil visitantes Entre as 24 classificadas no país para a Copa 2014, rota já teve 30,4 mil visitantes
Caminhos Rurais de Porto Alegre completou sete anos em 2012 com mais um bom motivo para comemorar. A rota de turismo rural é uma das 24 classificadas em todo o Brasil para entrar no rol dos roteiros para a Copa 2014. A seleção foi feita foi feita pelos ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, junto com Sebrae Nacional e Agência de Cooperação Alemã (GTZ) dentro da proposta de fortalecer a relação entre agricultura familiar e a atividade turística, agregando valor à oferta turística brasileira.
Caminhos Rurais vem se consolidando ano a ano. Estruturada em uma ação integrada entre as secretarias municipais de Turismo (SMTUR) e da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Emater, Senar e empreendedores rurais de 11 bairros da zona Sul da cidade, agrega hoje 27 empreendimentos entre sítios de lazer, propriedades de produção agroecológica, floriculturas, vinícolas, cabanhas, restaurantes, cantinas de produtos coloniais, e seis atrativos públicos como a praia do Lami e o Parque Natural Morro do Osso, importante área de preservação ambiental da cidade.
Fluxo e renda - Premiada nacionalmente como “atrativo turístico”, a rota recebeu perto de 30,4 mil visitantes somente em 2012. O número inclui as pessoas levadas às propriedades rurais aos finais de semana pelos passeios Domingo no Campo e as atraídas pelas Cavalgadas da Lua Cheia, dois produtos turísticos agregados à rota. Este fluxo teve impacto econômico expressivo nos empreendimento: a Associação Porto Alegre Rural, que reúne os empreendedores, estima que a comercialização de produtos associados à atividade turística tenha gerado receita de quase R$ 390 mil às famílias envolvidas. Desde 2006, Caminhos Rurais recebeu perto de 94.600 visitantes.
A partir de 2013 o monitoramento do fluxo de visitantes será qualificado. A Secretaria Municipal de Turismo e a Associação Porto Alegre Rural firmaram termo de cooperação pelo qual o número de visitantes de cada propriedade será informado a cada seis meses  para que a SMTUR os organize e sistematize os dados no fechamento de cada ano. A qualificação dos empreendedores e prestadores de serviços também foi contemplada. O acordo prevê que eles participem dos programas gratuitos oferecidos pela Escola Social de Turismo. 


/balanco_2012 /caminhosrurais
Texto de: Eliana Zarpelon
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...