segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Nem tudo são flores, ocorre alguns espinhos!

Nosso cultivo de tomates cereja,  no Sítio Nena Baroni, apresentou folhas amarelando, o que nos preocupa. O solo foi corrigido com calcário e adubado com composto da ecocitrus. 
Nossa pesquisa aponta como causa , a alta umidade do solo devido a chuva intensa nos últimos 10 dias. O local é uma planície baixa, os córegos estão cheios, o que indica lençol freático elevando-se.Assim a água está ocupando os poros de ar do solo.
Vamos observar e aguardar a ajuda dos colegas agrônomos e agroecologistas.


Os  tomates estão deliciosos!!


Efeitos do excesso de água sobre solo e plantas – Benefícios e Limitações da Drenagem

 Para melhor entender os efeitos do excesso de água sobre solo e plantas, é preciso separar alguns mecanismos que participam dos processos envolvidos tais como:
Aeração: O excesso de água reduz a percentagem de ar presente no solo e com isto o oxigênio. Este mecanismo afeta muito o desenvolvimento das raízes e sobrevivência de microorganismos que necessitam de oxigênio. Vários efeitos surgem e a principal conseqüência é deficiência de nitrogênio (as plantas ficam amareladas)
 • Redução do processo de nitrificação (a mineralização da matéria orgânica é feita por microorganismos que a decompõem em aminoácidos, amônea, amoníaco e oxidam a nitrato)
 • Redução da fixação de Nitrogênio por bactérias pois a água expulsa o ar que contém nitrogênio.
• Redução do NO3 a nitrito, óxido de nitrogênio ou nitrogênio gasoso que escapa do solo por difusão gasosa
• Parte do NO3 também é decomposta por microorganismos que o utilizam no lugar do oxigênio atmosférico expulso pela água.

Estrutura: O excesso de água reduz a resistência do solo à compressão pois a coesão entre partículas fica reduzida. Por isso, o tráfego de máquinas afeta intensamente, compactando o solo. Essas alterações trazem alguns impactos como:
• redução da permeabilidade do solo
• redução do desenvolvimento radicular
 • redução da troca de gases no solo

 fonte http://www.lalima.com.br/lalima/arquivos/drenagem.pdf

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...