quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Guabiroba ou guabirova na capela Kanazawa


Em novembro comi muitas guabirobas desta árvore e a produção foi tanta que muitas frutas acabaram no chão. Recolhi estas frutas para colocar no minhocário e algumas plantei em vasos para multiplicar algumas mudas. Estas frutas nativas são bem desconhecidas da população urbana, por isso é fundamental divulgar literarura e fotos, a respeito.













Planta brasileira diminui taxas de colesterol ruim no sangue

Estudo gaúcho comprova que a guavirova é capaz de derrubar os índices de LDL e aumentar os de HDL, a versão boa da gordura

Da Redação
Tamanho do textoA+A-
Guavirova é a nova promessa contra o colesterol
Guavirova é a nova promessa contra o colesterol
Uma pesquisa gaúcha mostra que a planta brasileira guavirova pode ser a nova arma contra os altos níveis de gordura no sangue. Os cientistas do Instituto de Cardiologia de Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul. Eles recrutaram 39 voluntários com colesterol elevado para testes com cápsulas à base das folhas da planta, informa a SAÚDE!.

“Entre os indivíduos que receberam uma dose de 500 miligramas, houve uma diminuição de 41% nos níveis de LDL, o colesterol ruim”, revela o biomédico Jonatas Klafke, um dos autores do trabalho. “Também notamos um aumento de 21,4% nas taxas de HDL, a versão boa da gordura.” Os pesquisadores querem saber agora que componentes da guavirova prestam tamanho serviço aos vasos sanguíneos. Além disso, pretendem avaliar todo seu potencial contra os radicais livres, moléculas danosas por trás de vários males, e processos inflamatórios.

A ficha da planta
Nome científico:
Campomanesia xanthocarpa

Nome popular:
Guavirova ou guabiroba

Onde é encontrada:
Nos estados do Sul do Brasil, em Goiás e Minas Gerais

Partes usadas:
As folhas, a casca da árvore e o fruto, que é rico em vitamina C e ingrediente de geleias e picolés

http://www.abril.com.br/noticias/ciencia-saude/planta-brasileira-diminui-taxas-colesterol-ruim-415486.shtml

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...