sábado, 18 de junho de 2022

Batata-doce de polpa laranja reduz o risco de deficiência de vitamina A em crianças e mulheres em Moçambique


Washington DC, 21 de novembro de 2011: Um estudo publicado no British Journal of Nutrition indica que a batata doce de polpa laranja é eficaz no fornecimento de vitamina A para mulheres e crianças desnutridas em Moçambique, onde a deficiência de vitamina A (VAD) é muito alto. A VAD leva a deficiências na defesa imunológica e lesões oculares que podem causar cegueira e até a morte. Anualmente, 250 a 500 mil crianças em idade pré-escolar ficam cegas de VAD e cerca de dois terços delas morrerão dentro de alguns meses após a cegueira.

Clones desta batata doce, convencionalmente criados para serem ricos em vitamina A, foram distribuídos como parte de um projeto HarvestPlus para mais de 10 mil famílias na província da Zambézia, no norte de Moçambique. Muitas dessas famílias crescem comendo batata-doce amarela ou branca, que são pobres como fontes de vitamina A. O projeto resultou em cerca de 65% das famílias adotar o vegetal. Enquanto muitos agricultores substituíam a batata doce branca ou amarela pela de polpa alaranjada, um bom número de agricultores cultivavam pela primeira vez a "nova" batata doce. Devido à adoção da nova cultivar, o consumo das famílias aumentou substancialmente, e assim, a ingestão de vitamina A, que, em média, dobrou para crianças e mulheres.

Ao final do projeto, a batata doce de polpa alaranjada forneceu mais de 70% de toda a vitamina A requerida e foi a terceira cultura mais importante na dieta (após milho e arroz) para as crianças. Esta batata doce também forneceu mais vitamina A do que outros alimentos locais, tais como abóbora, vegetais verdes folhosos, ou manga. Disponível em cerca de 3 meses do ano, ou mais em outras regiões, este vegetal pode ajudar a fechar a lacuna VAD, quando outros alimentos ou suplementos ricos em vitamina A não estão disponíveis.

Estudos anteriores de menor escala têm mostrado que os resultados do consumo da batata doce de polpa alaranjada traz melhorias mensuráveis ​​em vitamina A em crianças. "Nós temos mostrado agora que você pode intensificar os esforços para distribuir a batata doce de polpa alaranjada para comunidades rurais pobres e ver se traduz na ingestão do alimento e de vitamina A, especialmente em mulheres e crianças, que são mais vulneráveis ​​às deficiências minerais e vitaminas", diz o Dr. Christine Hotz, Coordenador de Nutrição ex-HarvestPlus que liderou o estudo. "É uma poderosa abordagem o uso da agricultura para melhorar a nutrição e saúde pública." o vegetal também foi introduzido em outros países, incluindo a Etiópia, Gana, Quénia, Malawi, Nigéria, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe para combater a VAD.

Sobre o Projeto: A partir de 2007-2009, HarvestPlus e seus parceiros, inclusive o Projeto Biofort, disseminaram a batata doce de polpa laranja, para ver se VAD poderia ser reduzida, a mais de 24 mil famílias em Moçambique e Uganda. HarvestPlus lidera um esforço global para se reproduzir e disseminar culturas ricas em micronutrientes em alimento básico para reduzir a fome oculta em populações desnutridas. Faz parte do Programa de Pesquisa CGIAR sobre Agricultura para Melhor Nutrição e Saúde. É coordenado pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e da International Food Policy Research Institute (IFPRI).

Fotos do projeto pode ser baixado em: http://bit.ly/ospmoz.

Journal Article: A large-scale intervention to introduce orange sweet potato in rural Mozambique increases vitamin A intakes among children and women. British Journal of Nutrition, CJO 2011.

Jornal do artigo: A intervenção em grande escala para introduzir a batata doce de laranja em zonas rurais de Moçambique aumenta a ingestão de vitamina A entre crianças e mulheres. British Journal of Nutrition, CJO 2011.
http://journals.cambridge.org/download.php?file=%2FBJN%2FS0007114511005174a.pdf&code=16df2ed9efc2e237ff41ae708a1ef5e1

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...