sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Plantas para enriquecer os solos - adubação verde



Prática é econômica e eficiente para recuperar, manter e melhorar a capacidade produtiva
crotalária



Em um mundo cada vez mais necessitado de ações que valorizem a preservação ambiental, a adubação verde tem se destacado como uma excelente opção para a recuperação e melhoria dos solos. A técnica agrícola, utilizada há mais de 2.000 anos por gregos, romanos e chineses, consiste no cultivo de espécies de plantas com elevado potencial de produção de massa vegetal com o objetivo de melhorar as condições físicas, químicas e biológicas dos solos.
A prática, desde que utilizada continuamente, aumenta o teor de matéria orgânica, recuperando solos degradados; diminui a perda de nutrientes, como o nitrogênio; reduz a quantidade de plantas invasoras; favorece a proliferação de minhocas e reduz o ataque de pragas e doenças.
A utilização de adubo verde contribui ainda para diminuir o emprego de fertilizantes minerais e defensivos e, devido à cobertura que desenvolve na superfície do solo, também protege a terra contra os efeitos da erosão.
O pesquisador da Embrapa José Alberto Mattioni explica que a família das leguminosas é a mais utilizada como adubo verde. A principal razão está em sua capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico. “Isso porque as leguminosas são capazes de fazer uma associação com bactérias próprias para fixar esse nutriente tão importante”, analisa. Assim, com essa adubação natural, cai o custo da produção, uma vez que o agricultor não precisará comprar adubo nitrogenado”, completa.
Outro motivo é que as leguminosas apresentam um sistema radicular geralmente bem profundo e ramificado, capaz de extrair nutrientes das camadas mais profundas do solo.

Grupos - Há três grupos distintos de adubos verdes: espécies de primavera/verão, outono/inverno e espécies perenes. As espécies de primavera/verão são plantadas no período de setembro a dezembro e as de outono/inverno de março a junho. As espécies perenes, uma vez plantadas permanecem durante vários anos desempenhando seu papel como adubo verde. Essas espécies são semeadas de setembro a dezembro.
O desempenho de cada espécie a ser utilizada está, de modo geral, diretamente relacionado às condições do clima e solo de cada local e à melhor época de cultivo.




amendoim forrageiro
 

Kudzu
Há algumas espécies de adubos verdes indicadas para o Sul, sendo o grupo de primavera/verão: mucunas, guandus, crotalárias, feijão-de-porco, girassol e milheto; espécies de outono/inverno: aveias, azevém, ervilhaca, centeio, tremoço, trevo e nabo-forrageiro, e adubos verdes perenes: amendoim-forrageiro, leucena e soja-perene.


fonte: correio riograndense



3 comentários:

Gigio disse...

Há mais de vinte anos eu conheço as vantagens do uso de adubação verde para recuperar solos degradados e mantê-lo saudável. Existia um esforço por parte da assistência técnica de campo para difundir esse conhecimento. Nas unidades da Emater eram distribuidas gratuitamente sementes de mucunas, guandú e outras leguminosas, além do nabo forrageiro, etc... tudo para que o pequeno produtor pudesse reproduzí-las, fazer uso e ainda repassar aos seus vizinhos. Tenho percebido que nos dias de hoje no meio rural essa informação é muitas vêzes tratada como se fosse uma novidade. É uma pena, pois sinaliza que os estados diminuíram o interesse em investir no trabalho de assistência técnica e extensão rural.

John disse...

Boa tarde! Alguém me sabe dizer onde posso comprar as sementes destas plantas para fazer adubaçao? Obrigado

eng, panerai disse...

Em agropecuárias e nos escritórios da EMATER.
Na Piraí sementes http://www.pirai.com.br/index.php
ou http://www.brseeds.com.br/categoria/sementes/leguminosas/

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...