segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cultive uvas! Como implantar um vinhedo doméstico.




No Prosa Rural desta semana, o pesquisador Samar Velho da Silveira, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), aborda todas as questões relacionadas à implantação de um parreiral doméstico, ou seja, quais são os passos necessários para se ter videiras que produzam frutos de qualidade para o consumo em família.

As principais características de um parreiral doméstico são o cultivo das videiras em áreas reduzidas, a necessidade de um planejamento mais simplificado e o destino da produção para o consumo da própria família produtora. Aqueles moradores das regiões de clima temperado e sub-tropical (região que vai do Estado do Rio Grande do Sul até algumas áreas dos estados de São Paulo e Minas Gerais) terão maiores chances de sucesso no cultivo, pois as baixas temperaturas auxiliam no bom desenvolvimento dos frutos.



Segundo o pesquisador Samar, as variedades de videiras mais recomendadas para o cultivo são as de mesa comum, as ditas americanas, tais como a Niágara Branca e Rosada, a Isabel e a Concord. Cuidados na escolha das mudas e do sistema de condução também são fundamentais para o sucesso do cultivo. Além disso, o solo precisa receber o tratamento adequando “é importante que quatro meses antes do plantio se realize uma análise do solo, para verificar os níveis de Ph, macro e micro nutrientes e dessa forma, com uma orientação de um engenheiro agrônomo, realizar a adubação para a correção destes níveis”, ressalta o pesquisador.



Questões referentes ao tamanho da cova, os cuidados a serem tomados no momento do plantio, os cuidados iniciais e recomendações gerais também serão abordadas no Prosa Rural desta semana.



O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.



Data/Hora: 2011/05/09

Duração: 15'

Responsável: Anelise Sulzbach

Email: anelise@cnpuv.embrapa.br

Telefone: (54) 3455-8135

Unidade: Embrapa Uva e Vinho

Colaboradores:

Colaborador URL

Embrapa Informação Tecnológica http://www.sct.embrapa.br
http://hotsites.sct.embrapa.br/prosarural/programacao/2011/como-implantar-um-vinhedo-domestico/?searchterm=vinhedo





Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...