sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sinfonia Inacabada: A vida de José Lutzenberger – Lilian Dreyer


A obra Sinfonia Inacabada, da jornalista e escritora Lilian Dreyer, descreve a trajetória do agrônomo gaúcho que aos 44 anos abandonou a carreira de executivo da indústria química e iniciou uma jornada que o transformou em um dos grandes nomes do ambientalismo internacional.
José Lutzenberger, falecido em 2002, chegou a ser nominado pela imprensa nacional e estrangeira como “pai do ambientalismo brasileiro” ao receber no Parlamento Sueco, em 1988, o Livelihood Award, o Prêmio Nobel Alternativo.


Um trabalho de pesquisa abrangente permitiu a reconstrução da trajetória do ecologista. Personalidades do ambientalismo, políticos de variadas tendências, familiares, colaboradores e personagens de destaque público, do escritor Fritjof Capra ao ex-presdiente Fernando Collor, contribuiram com entrevistas e depoimentos. A biografia transformou-se assim não só em abordagem multifocal do ambientalismo como em contribuição ao esclarecimento da história recente do Brasil. Estão presentes todos os temas que se colocam hoje na berlinda do ambientalismo nacional e mundial, captados e elaborados por um homem intensamente preparado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...