segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Citronela, o repelente ecológico



Bom dia!
Ontem ganhei algumas mudas de citronela, que é um excelente repelente de insetos.
Cuidado, não confundir com capim cidreira!
alexandre

Essa planta é parecida com a erva-cidreira e de suas folhas é retirado um óleo capaz de deixar os bichos bem longe do corpo e do lado de fora dos ambientes. Tanto poder tem uma razão química: o óleo essencial tem mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos.

O cheiro é semelhante ao do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante. Além do óleo essencial, é possível encontrar mudas da planta e vários produtos à base de citronela, como loções e sprays, para a pele, e velas e incensos, para a casa.

O melhor para ambientes é usar o óleo essencial aquecido em difusor. Siga as receitas a seguir e aproveite os efeitos da citronela no corpo, nos ambientes e no jardim.

Óleo de citrolena para o corpo

Misture uma parte de óleo essencial de citronela (de boa procedência) com duas partes de óleo de amêndoa, uva ou camomila. Para bebês, a mistura pode ser mais diluída, feita com uma parte de óleo essencial para três de óleo-base.

Dentro de casa

Para ambientes com até 16 m2, pingue três gotas do óleo essencial de citronela na água de um difusor (peça de cerâmica encontrada em farmácias homeopáticas e casas especializadas em aromaterapia). Se necessário, renove a água com essência a cada cinco horas.

A aromaterapeuta Maria Mizrahi recomenda ligar o aparelho duas ou três horas antes da utilização do ambiente, pois o aroma é cítrico e pode irritar as vias respiratórias ou causar sensação desagradável.

No vaso, no canteiro e no jardim

Por ser um tipo de capim, a citronela é de fácil multiplicação e não requer grandes cuidados. Reparta as mudas (tiradas de uma touceira ou adquiridas em lojas de jardinagem), corte as folhas e enterre o talo verde com um chumaço de raiz numa cova de tamanho proporcional, cavada em lugar ensolarado.
Cubra com terra misturada a material orgânico (esterco de galinha ou gado). A planta atinge 1 m de altura e de circunferência e não costuma atrair pragas.

Fonte:
Revista Bons Fluídos
Texto: Ivany Turíbio

4 comentários:

CBA - 2011 disse...

Alexandre,fiz esta semana um curso de plantas medicinais no VII CBA, com uma das maiores autoridades vivas sobre o assunto: foi-nos dito nao usar velas de citronela e nao queimar o oleo jamais pois a queima libera substancias toxicas. Nao sei te dizer se apenas o aquecimento em difusor leva a isso , mas vamos pesquisar juntos?
Saudacoes agroecologicas
Elaine

bolos da cris disse...

Me ensinaram colocar as folhas da citronela em um vidro de álcool e deixar curtir por uma semana,dpois borrifar na ksa,para espantar muriçocas,é verdade? funciona? Eu ganhei uma muda,como extrai o oleo da planta em ksa?Obrigada!pode enviar as respostas pelo meu email,cristianelissa@hotmail.com

Unknown disse...

Caro Alexandre, descobri um poste seu de dez. de 2011 sobre citronela. Estou procurando mudas ou sementes desta planta. Você saberia indicar um endereço em Porto Alegre onde eu poderia adquirir sementes ou mudas de Citronela? Abraços, Silvio
silvio.cunha@ufrgs.br

eng, panerai disse...



Olhe no momento não tenho mudas de citronela.

Podem encontrar na:
Aga Flores- CEASA (51) 3371.2066

Winge Garden Center Telefone: 3268.4880
E-mail: winge@terra.com.br
Endereço: Rua Dr. Mário Totta, 963. Bairro Tristeza.

Rossato Garden Center
Endereço: Rua Darci Pereira Pozzi, 900 (Beco do Chapéu do Sol) - Bairro: Belém Novo
Cidade: Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3250-5076 / (51) 8427.1585

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...