segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PAIS - CONSTRUÇÃO DO GALINHEIRO

O PAIS é um projeto apoiado pelo Sebrae que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades rurais. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo de baixo custo sem o uso de agrotóxicos. Para conhecer esse projeto, assista aos vídeos.




PAIS - CONSTRUÇÃO DO GALINHEIRO

Locutor – Fundação Banco do Brasil, SEBRAE e Ministério da Integração Nacional apresentam “Tecnologia Social PAIS” (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Mais alimento, trabalho e renda no campo".

Este vídeo vai tratar da quarta etapa de implantação da tecnologia PAIS: a construção do galinheiro.

Aly NDiaye (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – O galinheiro é situado dentro do terreno. Ele recebe, inicialmente, 10 galinhas e 1 galo, ele é forrado e serve para produzir ovos e carnes para o produtor e, principalmente, o composto que vai ser usado na horta.

Locutor – A construção é muito simples: após a colocação de oito estacas, será usada uma tela de arame para fechar as partes laterais. Duas estacas vão servir para sustentar a porta de entrada para o galinheiro. As outras seis serão distribuídas de maneira uniforme para sustentar a tela e o teto. A cobertura do galinheiro será feita pelo próprio produtor usando material disponível na propriedade. O local será forrado com capim seco ou folhagens disponíveis para receber compostos orgânicos e esterco das galinhas. Assim, o agricultor terá adubo para os canteiros feito na propriedade. No galinheiro também serão instalados comedouros e bebedouros, disponíveis no comércio ou confeccionados pelo produtor.

A tecnologia social PAIS é integrada. Combina a criação de aves com o cultivo de verduras, legumes, frutas e ainda utiliza insumos disponíveis na propriedade para adubar o solo e controlar as pragas. E lembre-se: reduzir a utilização de insumos vindos de fora da propriedade deixa o agricultor mais independente. Isso é PAIS.

Aly NDiaye (engenheiro agrônomo idealizador da tecnologia) – Nós estamos deixando de ser consumidores de políticas públicas para virar produtores de políticas públicas. Quando a tecnologia sai da base para cima, a gente vira criadores de políticas públicas.

Locutor – Tecnologia Social PAIS. Mais alimento, trabalho e renda no campo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...