segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O valioso PÓLEN das abelhas

Bom dia ! Sou apicultor há dez anos e cada vez mais, fico impressionado com a organização das abelhas e o valor nutricional dos produtos produzidos pelas abelhas. Hoje reproduzo um texto sobre o pólen.
alexandre panerai


Para uma dieta sadia e equilibrada os alimentos devem possuir todas as substâncias nutritivas necessárias e indispensáveis para alimentar e proteger as células.

O pólen apícola é diferente do pólen das plantas porque a abelha aglutina-o com a saliva, para que possa ser fixado nas corbículas (cestas das patas traseiras) e transportado para a colmeia. Como a saliva da abelha é rica em enzimas, aminoácidos e vitaminas, o pólen possui uma riqueza infinita de minerais, proteínas e fibras vegetais, logo resulta num produto de alto valor nutritivo. Na natureza há 22 aminoácidos essenciais para a saúde humana, e o pólen é o único alimento que contém todos os 22 aminoácidos.


Quase todas as vitaminas foram identificadas no pólen, sendo particularmente rico em carotenos (Vitamina A). Algumas variedades como o pólen de acácia contém 20 vezes mais caroteno que a cenoura, considerada a principal fonte dessa vitamina. Rico em rutina ou Vitamina P, que fortalece os capilares, veias e artérias e reverte o endurecimento destas últimas, sendo por isso muito importante para o sistema cardiovascular, especialmente após os 40 anos.

O pólen é uma fonte preciosa de oligo-minerais com mais de 22 elementos. Os oligo-minerais são elementos químicos (titânio, níquel, cobalto, silício) que o organismo humano necessita em pequenas quantidades e que não existem na maioria dos produtos alimentícios. A medicina orto-molecular, hoje em dia, está demonstrando a importância dos oligo-elementos para o bom funcionamento do nosso organismo. Os níveis de vitaminas em 100g de pólen são os seguintes: Vit A - 50 mg, Vit B1 - 10 mg, Vit B2 - 10mg, Vit B3 - 20 mg, Vit B5 - 120 mg, Vit B6 - 5 mg, Vit C - 80 mg, Vit E - 100 mg, Colina - 690 mg, Vit P - 50 mg. O pólen constitui-se ainda de: Ácidos graxos 23,6%, Ácido Linoléico 39,4%, Carboidratos 38,2% dos quais 31% é açúcar total e 7,2% celulose, Proteína de 10% a 35%. Há vestígios de 15 elementos no pólen os quais são necessários ao organismo humano, que são: ferro, iodo, cobre, zinco, manganês, cobalto, molibdênio, selênio, cromo, níquel, estanho, estrôncio, boro, flúor e vanádio. Os níveis de flavona são de 2,54 g para 100 g, sendo que os compostos flavonóides têm funções de prevenir as arterioscleroses, diminuir os níveis de colesterol, aliviar a dor e proteger de radiações. Na Grécia antiga existia uma bebida considerada a bebida da imortalidade, que era uma mistura de mel e pólen, denominada AMBROSIA, fonte de inesgotável poder para o organismo humano.




O pólen é rico em hormônios vegetais, que se sabe, não têm efeitos colaterais e têm surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas, e por isso seu uso tem uma ação efetiva especialmente sobre a próstata, prevenindo a prostatite e o câncer de próstata. Em Santa Maria, RS, soube-se de casos de homens de meia idade, que precisariam se submeter a cirurgia de próstata, e que após 6 meses de tratamento com pólen desapareceu o problema, estando em perfeita saúde. Problemas de próstata ocorrem em 80% dos homens acima de 35 anos, onde há um crescimento interno da próstata devido a distúrbios hormonais da andropausa, que acaba pressionando a bexiga fazendo com que constantemente a pessoa tenha que urinar, ou então cresce para fora, causando entupimento do canal urinário e a pessoa tem dificuldade em urinar. Em Curitiba, PR, foram realizadas diversas pesquisas comprovando a eficácia do pólen no tratamento de prostatites.




O pólen exerce também uma ação reguladora das funções intestinais, especialmente para pessoas com intestino preguiçoso, pois regula a flora intestinal. É excelente no tratamento de anemias, elevando rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue, uma vez que regenera os glóbulos vermelhos. O pólen melhora a oxigenação do sangue, fazendo com que a circulação seja melhor, sendo assim um excelente antidepressivo, além de auxiliar no combate ao stress, evitando assim úlceras e gastrites de fundo nervoso. Provoca euforia e um melhor ânimo, melhorando o humor das pessoas. É indicado para problemas de obesidade, por ser um poderoso complemento alimentar protéico, diminuindo a vontade de ingestão de carne.

Na China estudos foram realizados comprovando que o pólen tem poder de reduzir o colesterol, sendo que pacientes com taxas de colesterol de 279 mg/dl e lipídios neutros de 210 mg/dl, após dois meses de administração de pólen baixaram as taxas laboratoriais para colesterol 158 mg/dl e lipídios neutros 102 mg/dl. O pólen, assim como a geléia real, é indicado para as síndromes do climatério feminino e masculino, por atuar como estimulador do organismo e regulador das funções orgânicas. É recomendado para ser consumido por pessoas que têm problemas com: visão, envelhecimento cerebral, anemia, aparelho digestivo, cardiovascular e urinário, hormônios sexuais e prostatismo. Também regula a flora intestinal, regenera a hemoglobina e os glóbulos vermelhos e por conseqüente, uma melhor oxigenação do sangue e dos tecidos. Possui a surpreendente facilidade de regular as secreções das glândulas endócrinas. Por isso, é o único nutriente da PRÓSTATA, proporcionando seu rejuvenescimento. O pólen deve ser consumido diariamente, porque pode fornecer todos os aminoácidos necessários ao metabolismo biológico, assim trará ao homem benefícios no: HUMOR, DISPOSIÇÃO, VITALIDADE E DIMINUIÇÃO DO ENVELHECIMENTO CEREBRAL. O pólen granulado (desidratado) pode ser consumido em jejum, na quantidade de 1 a 3 colheres de chá por dia, mastigando bem e ingerindo com água ou outro alimento. Também pode ser consumido misturado com o mel na proporção de 150g para 1 kg de mel, devendo tomar uma colher de sopa desta mistura por dia. Ainda pode ser consumido com geléia, manteiga, suco de frutas e alimentos diversos. A dose aconselhável é de 5 a 25 g por dia dependendo da necessidade.

Atenciosamente,
Simone Sanches Santana
NOME FANTASIA: Apiários Seiva das Flores
RAZÃO SOCIAL: Ligue Mel Rio Preto Ltda.
CNPJ: 03.615.463/0001-56
Endereço: Rua Pedro Amaral, 1834 - Boa Vista
Cidade: São José do Rio Preto - SP

Fone: (17) 3235-1501 - Simone

site: www.apiarios.com.br

e-mail: apiarios@apiarios.com.br

msn: apiarios.s.flores@hotmail.com