quarta-feira, 9 de março de 2011

Sementes Livres em Portugal

Bom dia! Um movimento de resgate de sementes, está surgindo em Portugal. Bela iniciativa!
alexandre

Portugal já perdeu dezenas de variedades de cereais, frutos e legumes, devido à globalização de sementes híbridas, transgénicas e às monoculturas.

Apesar do abandono agrícola e da cupidez de grandes multinacionais, que estão decididas a alcançar o controlo mundial da produção e comércio de sementes, algumas associações e estudiosos têm-se dedicado a ressuscitar e a proteger variedades tradicionais.
Em 2011 a Comissão Europeia vai propôr uma nova regulamentação relativa à reprodução e comercialização de sementes, a chamada “Lei das Sementes”. As novas regras, que terão força de lei e sobrepor-se-ão às leis nacionais de cada estado-membro, vão limitar drasticamente a livre circulação de sementes, impedir os agricultores de guardar sementes e ilegalizar todas as variedades de plantas não homologadas.

O que podemos fazer para que isto não aconteça?
Uma das soluções é participar nas jornadas internacionais de acção pelo primado das sementes em Bruxelas dias 17 e 18 de Abril de 2011. Mais informaçes neste site: Sementes Livres.


Outra solução é promover e associar-se a uma das associações que mais tem feito pela protecção da biodiversidade em Portugal, a Colher para Semear.

Conheça a agrobiodiversidade em Portugal neste Biosfera.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...