terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UM ano Atrás, começava meu estágio no sítio dos Herdeiros

Dia 28 de dezembro de 2009, começava meu estágio curricular obrigatório do curso de Agronomia da UFRGS, no sítio dos Herdeiros, bairro Lami, Porto Alegre!
Obrigado a eng. Silvana, que orientou meu estágio e a tutora professora Magnólia. Aprendi muito com os proprietários Salvador (dodô) e vera, mas também acredito que contribuí para o crescimento do sítio.
Obrigado e Feliz Ano Novo!



Realizei meu estagio supervisionado de 28/12/2009 à 10/03/2010 no Sítio dos Herdeiros , localizado no extremo sul de Porto Alegre. Seus proprietários Salvador (Dodô) e Vera, desenvolvem a produção olerícula, bem como o preparo de geléias e pastas. Sua produção é comercializada na Feira Ecológica da av. José Bonifácio, aos sábados pela manhã. Desde 1989, esta Feira Ecológica é programação certa nas manhãs de sábado para quem deseja qualidade na alimentação.


Uma vida livre de pesticidas e outros produtos químicos, comuns na maioria dos alimentos consumidos pela população, é o que leva semanalmente milhares de pessoas a saírem de suas casas aos sábados pela manhã, em direção à Avenida José Bonifácio. Lá acontece uma reunião de cooperativados que proporcionam aos porto-alegrenses mais um item de grande importância na qualidade de vida da capital.




Os 130 expositores instalados em duas quadras da avenida oferecem produtos como frutas, legumes, verduras, mel e derivados, sucos queijos de cabra entre outros.

Hoje sob coordenação da Secretaria Municipal de Produção Indústria e Comércio - SMIC, através do projeto Feiras Ecológicas, a iniciativa partiu primeiramente de produtores reunidos com o movimento ecológico de Porto Alegre. Funcionando das 7h às 12h30min, a feira começou com intervalos de 15 dias, passando a ser semanal em 1992. Participei de várias manhãs de sábado na comercialização dos produtos, onde pude constatar a integração do produtor e consumidor, a troca de informações. Consumidores curiosos e buscando uma alimentação mais saudável , perguntam por determinados produtos, pois já são cativos de determinadas bancas.



No seu cultivo agroecologico, o principal problema é a erradicação das plantas daninhas, pois não utiliza nenhum produto químico no combate aos inços. Somente o arranquio manual e mais recentemente com a aquisição de uma roçadeira, projeta acelerar esta prática.

Sua produção olerícula é bem diversificada, chega a produzir oito variedades de alface, bem como moranguinho, batata doce, ervilha, tomate capote, tomate cereja (várias variedades), hibiscus, repolho, várias variedades de pimenta.


Cultiva também plantas "exóticas", incorporadas à produção do sítio pela interação com a Eng. Agrônoma Silvana. São mudas de bertalha e mizuna , utilizadas como salada; ora-pro-nóbis, conhecida como "carne de pobre" por ser rica em proteínas; taioba (ou taiá), que deve ser cozida para eliminar sua toxicidade. Estas plantas, além de serem uma alternativa saborosa, são também uma alternativa econômica, pois são plantas fáceis de cultivar e que exigem pouco espaço.

Participamos de reuniões com a Emater, MAPA e produtores agroecológicos da região sul de porto alegre, com vistas a certificação orgânica que o governo federal exigirá para comercialização em 2011.

Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a maior área rural - cerca de 30% de seu território. Esse espaço de natureza viva, com áreas de preservação ambiental e biológica, foi decisivo para a Capital ser considerada, pela ONU, a metrópole com a melhor qualidade de vida do Brasil. Em uma cidade de quase 1,5 milhão de pessoas, há 15 m² de área verde por habitante - na medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

O Sítio dos Herdeiros tem como uma das fontes de renda , o turismo rural, onde recebe alunos de escolas e também participa do roteiro Caminhos Rurais.

Os Caminhos Rurais ampliam as opções de lazer na Zona Sul, em bairros onde a história está nos costumes, na arquitetura, nas ruas, nas figueiras seculares das praças, nas festas populares que comemoram as colheitas, nos produtos coloniais, no artesanato, nas cantinas e restaurantes. Esta região das estâncias do século XIX é hoje ocupada por pequenas propriedades de expressiva agricultura familiar e agroecológica. Pomares de ameixas, pêssegos e parreirais produzem 1,6 mil toneladas de frutas por safra.

Os Caminhos Rurais são uma ótima experiência de resgate das origens e de uma vivência de turismo sustentável.

CONCLUINDO

Sob a supervisão da Eng. Agrônoma Silvana Bohrer, busquei sempre a integração do conhecimento científico com a sabedoria popular, observei as maiores dificuldades deste pequeno produtor, sugerindo mudanças e entendendo as suas respostas. Vislumbrar o crescente mercado olericula de produtos sem contaminação química, cujos consumidores lotam a feira da José Bonifácio aos sábados.
Para mim foi uma experiência inesquecível, pela vivencia prática de uma extensão aos agricultores, sentir o seu dia-dia, suas preocupações, suas alegrias. Sentir como é útil, essencial , o conhecimento que recebemos na UFRGS, sendo transmitido para os agricultores

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...